(11) 5585-5669 

(13) 4042-0991

  (19) 2042-1052 

(11)98810-8471

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Blog

06 Ago

Colesterol: saiba porquê você deve mantê-lo baixo

O que é o Colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

Por que é importante entender o colesterol?
Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Portanto, o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quais são os tipos de colesterol?
Existem 2 tipos de colesterol no sangue, o LDL colesterol (low density lipoprotein) também chamado de "mau" colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas. Já o HDL colesterol (high density lipoprotein), também chamado de "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Colesterol
O colesterol é uma das principais causas das doenças coronárias. Cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto. Entre os jovens, de 12 a 17 anos, a taxa é de 20%*.

Níveis Saudáveis
A nova Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, recomenda:
Colesterol total: menor que 190 mg/dl
Colesterol HDL (bom): maior que 40 mg/dl
Colesterol LDL (ruim)
menor que 130 mg/dl: em pessoas com risco cardiovascular baixo
menor que 100 mg/dl: em pessoas com risco cardiovascular intermediário
menor que 70 mg/dl: em pessoas com risco cardiovascular alto
menor que 50 mg/dl: em pessoas com risco cardiovascular muito alto
*Valores de referência do perfil lipídico para adultos maiores de 20 anos.

Fontes de colesterol
O colesterol está presente apenas nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol.

 

Gordura boa

 

Gordura Ruim

Azeite de oliva

Aves com pele

Óleo de canola

Queijos amarelos

Abacate

Embutidos

Nozes

Maionese

Linhaça

Leite

Sardinha

Carne vermelha

Salmão

Frituras


Outras causas

O consumo de gordura saturada é a principal causa do colesterol elevado. No entanto, outros fatores podem influenciar nos níveis de colesterol no sangue. Como:
• Cigarro;
• Bebidas alcoólicas;
• Idade;
• Diabetes;
• Etnia;
• Condições hereditárias (Hipercolesterolemia Familiar).

Curiosidades
- Pessoas magras podem ter colesterol alto - É importante saber que ter excesso de peso não significa ter colesterol alto. Pessoas magras também têm colesterol alto. Isso porque os níveis de colesterol no sangue dependem muito mais da taxa de remoção do colesterol pelo fígado, que é genética. Se você tem um parente de primeiro grau (por exemplo: pai, mãe, irmãos) com colesterol alto, sua chance de ter colesterol alto é maior.
- O colesterol ruim forma placa de ateroma - O excesso de LDL (colesterol ruim) causa doenças vasculares porque se deposita, sem dar sintomas, na parede interna das artérias e gradualmente vai formando uma placa chamada ateroma. Estes ateromas vão obstruindo gradualmente as artérias e podem acabar causando Infarto agudo do miocárdio e AVC.
- Importante controlar os outros fatores de risco - Leva muitos anos para uma placa de ateroma se desenvolver e, com isso, provocar infarto ou AVC. Quanto mais avançada a idade, maior o risco. É muito importante então, manter também os outros fatores de risco tradicionais bem controlados. Além dos níveis de LDL, é preciso controlar a glicose, a pressão, parar de fumar e reduzir o peso, quando excessivo.
- É importante o estilo de vida saudável - O estilo de vida é muito importante na redução do risco de infarto e AVC. Evitar o  sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas.
- Todos acima de 10 anos devem dosar o colesterol - Todos os adultos e crianças acima de 10 anos devem dosar o colesterol e suas frações pelo menos uma vez. Se elevados, deve-se consultar um endocrinologista para definir o risco cardiovascular individual e planejar um tratamento adequado.

 

Artigo elaborado por Carlos Moro, Consultor Científico de Negócios - Centerlab SP 

 

Curtiu nosso artigo? Aproveite e baixe também nosso e-book sobre colesterol clicando AQUI

 

A Centerlab SP possui um menu completo de reagentes para o diagnóstico do colesterol:

 Referências Bibliográficas:

Centerlab Central de Laboratórios Ltda. | Produtos e Equipamentos para Laboratórios

LOCALIZAÇÃO

Rua Ática, 220
     Campo Belo
     São Paulo - SP

CONTATO

 (11) 5585-5669 
(13) 4042-0991
(19) 2042-1052 
(11) 98810-8471

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.