A integração de bioquímica e imunoensaios permite aos laboratórios o processamento simultâneo, maximizando a eficiência do fluxo de trabalho. Um exemplo é o Sistema de Bioquímica Integrada Dimension® EXL 200™ da Siemens Healthineers que possui características automatizadas para aumento de produtividade tanto para laboratórios de pequeno porte como laboratórios STAT (Curto Tempo de Resposta), o equipamento conta com tecnologias comprovadas e confiáveis que apresentam resultados rápidos e seguros. Além disso, o sistema é fácil de usar e garante confiança a operadores treinados para realizar qualquer teste, a qualquer momento.

 

Dimension® EXL 200 e a tecnologia LOCI

O Sistema de Bioquímica Dimension EXL 200 possui a patenteada Tecnologia de Quimioluminescência LOCI® e apresenta o poder da emissão de sinal da quimiluminescência via canalização da molécula de oxigênio. Sendo o primeiro imunoensaio homogêneo de quimiluminescência, a tecnologia LOCI elimina a necessidade de reagentes exógenos ativadores, permitindo a medição direta e provê consolidação ilimitada do teste.

 

Diferenciais da tecnologia LOCI

– Rapidez para obter os resultados de todos os ensaios

– Alta sensibilidade

– Pouco volume de amostra

– Protocolo homogêneo, fácil, sem etapas de lavagem ou separação

– Tecnologia avançada para minimizar o risco de reações não específicas

 

Quais são as vantagens da tecnologia LOCI?

A tecnologia LOCI utiliza um mecanismo de canalização da molécula de oxigênio que gera sinais ilimitados. Assim, você não precisa mais usar reagentes ativadores, reduzindo uma fonte potencial de erro. Adicionalmente, a tecnologia LOCI possui o princípio de imunoensaio homogêneo que elimina as etapas de separação e lavagem. Como resultado, a tecnologia LOCI traz uma melhor precisão e exatidão confiável, com rápida obtenção dos resultados.

 

Quais são suas principais vantagens para o desempenho analítico?

As vantagens de desempenho incluem:

– Maior precisão;

– Menor número de etapas de reação;

– Única tecnologia de canalização de oxigênio, fornecendo um intervalo amplo e dinâmico;

– Alta sensibilidade;

– Agentes NSB supressores, específicos para os métodos;

– Baixo sinal de fundo e mínimo ruído;

– Exatidão melhorada;

– Mínimo volume de amostra que reduz o risco de interferência e requer menor número de repetições das análises;

– Nenhum efeito gancho por alta dosagem.

 

Como a tecnologia LOCI afeta o tempo de obtenção de resultados?

O tempo necessário para o processamento de ensaios rápidos varia de 10 a 21 minutos. Um menor número de etapas (sem lavagem/separação) e não há necessidade de reagentes exógenos.

 

O formato homogêneo reduz o processo a três etapas:

– Mistura;

– Incubação;

– Leitura.

*O resultado é o processamento de até 180 testes por hora, desconsiderando a mistura e o volume.

 

Essa tecnologia é fácil de usar?

Sim, incomparavelmente. A tecnologia LOCI maximiza a integração do fluxo de trabalho em uma variedade de maneiras. O exclusivo formato homogêneo oferece maior simplicidade com menor número de etapas de reação. A grande capacidade interna (on board) para os ensaios e a calibração de maior estabilidade facilitam o trabalho do operador. A flexibilidade para utilizar soro e plasma atende quaisquer necessidades dos testes. Todos os testes podem ser feitos a partir de um único tubo, de uma só vez.

 

Esta tecnologia somente é disponibilizada pela Siemens?

Sim. Esta tecnologia está sendo introduzida no Sistema Inteligente de laboratórios Dimension EXL e Vista®. A integração da tecnologia LOCI para a  melhor tecnologia desta classe, recorde de tempo para obtenção de resultados e alta sensibilidade. imunoensaios com os testes de rotina de bioquímica, eletrólitos e proteínas plasmáticas significa uma diminuição no fracionamento e distribuição de amostras e diminuição do tempo para obtenção de resultados para ensaios críticos. A tecnologia LOCI consolida uma ampla variedade de métodos em uma única plataforma, permitindo maior facilidade no uso com menor quantidade de equipamentos.

 

Desempenho Superior

CTNI MMB NT-proBNP TSH BHCG Folato B12
Intervalo do ensaio 0.015-40 ng/mL 0.5-300 ng/mL 5-35,000 pg/mL 0.005-100 µIU/mL 1-1000 mIU/mL 0.5-20 ng/mL 50-2000 pg/mL
Sensibilidade analítica 0.015 ng/mL 0.5 ng/mL 5 pg/mL 1 mIU/mL 0.5 ng/mL 50 pg/mL
Sensibilidade funcional < 0.04 (CV 10%) ng/mL <30 pg/mL 0.005 µIU/mL
Tempo de ensaio 10 min 10 min 10 min 16 min 10 min 21 min 21 min
Volume de amostra 20 µL 5 µL 8 µL 12 µL 2 µL 10 µL 15 µL
Tipo de amostra Soro Plasma Hep. Soro Plasma Hep. Soro Plasma Hep. Plasma EDTA Soro Plasma Hep. Plasma EDTA Soro Plasma Hep. Soro Plasma Hep. Soro Plasma Hep.

 

O que o menu da tecnologia LOCI oferece?

O menu completo oferecerá abrangentes painéis com imunoensaios de alta sensibilidade para avaliação do estado de doenças, incluindo testes para detecção de marcadores cardíacos*, marcadores de câncer*, tireóide e anemias. Como a capacidade do menu é ilimitada, ensaios adicionais podem ser continuamente disponibilizados.

A tecnologia LOCI utiliza dois tipos de pérolas de látex – uma pérola sensibilizada com estreptavidina aderida (SENSIBEAD – S), uma pérola com anticorpos específicos para o método (CHEMIBEAD – C) e um receptor específico para o analito conjugado com biotina. As etapas básicas do ensaio combinam os três reagentes com o analito para formar um imunocomplexo. A iluminação do complexo (680 nm) libera moléculas de oxigênio das pérolas sensibilizadas (S), canalizando-o para as pérolas com anticorpos (C) e gerando quimiluminescência que é medida a 612 nm.

 

Saiba mais sobre a tecnologia LOCI no link: https://bit.ly/dimension-exl-200-siemens-healthineers

Referência bibliográfica:

https://www.siemens-healthineers.com/br/integrated-chemistry/systems/dimension-exl-200-integrated-chem-sys