(11) 5585-5669 

(13) 4042-0991

  (19) 2042-1052 

(11) 95772-6720

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Blog

27 Nov

Lançamento Ágar Cromogênico GBS Laborclin

Conheça o Ágar Cromogênico GBS Laborclin 

Meio de Cultura para Identificação de GBS em Mulheres Gestantes

 

Ideal para investigação de GBS em mulheres durante o período gestacional, o Ágar Cromogênico GBS - Laborclin é um meio de cultura seletivo e diferencial destinado ao isolamento de Streptococcus do Grupo B (Streptococcus agalactiae) em materiais clínicos.

O Streptococcus agalactiae é encontrado na mulher como saprófita vaginal e comum colonizador retal. A colonização por este microrganismo pode ser transitória, crônica ou intermitente e tem sido isolado em culturas do trato genital e/ou gastrointestinal baixo de mulheres grávidas. Pode colonizar o trato vaginal, urinário e mais frequentemente o trato gastrointestinal sem causar sintomas.

Sua maior relevância médica está principalmente, em casos de gestantes colonizadas, que podem vir a contaminar seus filhos no momento do parto e provocar quadros graves de septicemia e meningite nos neonatos, além de endometrite puerperal, amnionite e infecções de feridas na mãe. Muitos neonatos, particularmente prematuros, nascidos de mães colonizadas pelo estreptococo do grupo B e talvez infectadas ainda no útero, podem estar críticamente doentes ao nascer, tendo um baixo prognóstico e uma mortalidade de 15% a 20%.

A infecção neonatal apresenta-se sob duas formas: precoce e tardia. A forma precoce é mais frequente (80%), ocorrendo nos primeiros sete dias de vida, sendo a transmissão por via ascendente antes do parto ou durante a passagem pelo canal de parto. Esta forma evolui como bacteremia, sepse, pneumonia e meningite. Os sintomas surgem na maioria das vezes logo após o nascimento, causando um desconforto respiratório de 35% a 55% dos pacientes.

A sepse está presente em torno de 25% a 40% dos casos em evolução para choque séptico em torno de 24 horas de vida. A meningite pode ocorrer de 5% a 15% dos recém-nascidos e a evolução para óbito ocorre geralmente no segundo dia de vida. A forma tardia afeta recém-nascidos de sete dias até doze semanas de idade, sendo que a sua transmissão pode ser vertical, horizontal ou nosocomial. A manifestação clínica mais comum é meningite (30% a 40%), bacteremia (40%), artrite séptica (5% a 10%) e raramente onfalite e osteomielite.

Diferenciais do Ágar Cromogênico GBS - Laborclin:

- Identificação direta do Streptococcus Agalactiae, incluindo cepas não beta-hemolíticas;

- Incubação em 18-24 horas;

- Meio seletivo e diferencial de alta qualidade;

- Ideal para a investigação de GBS em gestantes.

 

Saiba mais:  Ágar Cromogênico GBS - Laborclin

Centerlab Central de Laboratórios Ltda. | Produtos e Equipamentos para Laboratórios

LOCALIZAÇÃO

Rua Ática, 220
     Campo Belo
     São Paulo - SP

CONTATO

 (11) 5585-5669 
(13) 4042-0991
(19) 2042-1052 
(11) 95772-6720

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.