Conheça o Exame de VDRL e o Antígeno RPR para Diagnóstico de Sífilis

 

O exame de VDRL, que significa “Venereal Disease Research Laboratory”, é um exame de sangue que serve para diagnosticar a Sífilis ou Lues, que é uma doença sexualmente transmissível. Esse exame serve também para acompanhar a doença em pacientes portadores da Sífilis.

Quando o resultado é negativo, significa que o paciente nunca entrou em contato com a bactéria causadora da Sífilis, mas, se o tratamento da Sífilis for eficaz, o resultado também pode ser negativo, dando origem a um resultado falso-negativo.

Nos casos onde o resultado é positivo, significa que o paciente tem Sífilis. Contudo, o mesmo pode não ter Sífilis e o resultado ser positivo devido à doenças como: brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças auto-imunes, originando um resultado falso-positivo.

Quando está na fase primária, os dois exames se tornam positivos depois do cancro duro com sensibilidade de 85%, já no estágio secundário da Sífilis, a sensibilidade da sorologia é de 99%, e, na Sífilis terciária, o VDRL apresenta sensibilidade de 70% e o FTA-ABS de 98%.

A prova do VDRL, é um dos testes não-treponêmicos utilizados rotineiramente no imunodiagnóstico da Sífilis e o FTA-ABS é um método confirmatório para o diagnóstico de Sífilis.

 

RPR CORADO – LABORCLIN
É um antígeno pronto para uso e estabilizado para a triagem sorológica da Sífilis. O RPR CORADO (Rapid Plasm Reagin) consiste em uma suspensão de VDRL estabilizada e pronta para uso, que emprega como amostra soro não inativado ou plasma. A leitura final da prova é a olho nu, dispensando o uso do microscópio.

 

Saiba mais em: RPR Corado – Laborclin