A Gasometria é uma grande aliada na realização de exames e no auxílio médico, utilizada para diagnóstico rápido e seguro, facilitando a tomada de decisão rápida dos médicos, que resulta, em muitos casos, no salvamento de vidas. 

O exame de Gasometria é solicitado quando um paciente apresenta problemas respiratórios, como falta de ar, alterações na frequência de respiração ou distúrbios metabólicos que afetam o sangue. Além disso, também é utilizada na avaliação e monitoramento de pacientes em ventilação mecânica, oxigenoterapia ou em alguns tipos de cirurgia, sendo aplicada no diagnóstico e acompanhamento de pacientes em estado crítico.

 

Aplicação da Gasometria em Ambiente Hospitalar 

Pacientes críticos em leitos de UTI/CTI ou outras situações de emergência requerem total atenção e monitoramento constante para que haja boa evolução das condições clínicas existentes. Utilizando o exame de gasometria nesses pacientes indica dois tipos de desordens do equilíbrio ácido-base conhecidas como acidose e alcalose. 

Acidose: ocorre quando o pH sanguíneo é menor que o valor inferior do intervalo de referência.

Alcalose: ocorre quando o pH sanguíneo é maior que o valor superior do intervalo de referência.

Para o sangue arterial, o intervalo de referência para pH é entre 7,35 e 7,45. Valores menores que 7,35 indicam um quadro de acidose e valores maiores que 7,45 indicam um quadro de alcalose. 

 

 Utilização da Gasometria em pacientes com COVID-19 

Uma das principais condições clínicas em pacientes com COVID-19 é a falta de ar, sendo necessário, em alguns casos, submeter o paciente à ventilação mecânica. Em casos graves da evolução da doença, os pacientes hospitalizados podem ter grande comprometimento dos pulmões o que pode acarretar pneumonia e insuficiência pulmonar.

Outros quadros clínicos que demandam grande atenção e acompanhamento podem ser a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), sepse, choque séptico e falência múltipla de órgãos. Nesses casos, o uso da Gasometria é capaz de auxiliar no monitoramento destes pacientes como um exame complementar aos específicos para cada doença.

 

 Confira nossos equipamentos para gasometria clicando aqui

 

Fonte: https://labtest.com.br/gasometria-e-sua-importancia-na-avaliacao-de-pacientes-criticos-hospitalizados/