O diagnóstico com os testes do tipo Point of Care (POC) é feito com testagens rápidas realizadas diretamente em pontos de atendimento, sejam eles: consultórios, pronto socorros, farmácias, hospitais, laboratórios etc. Os resultados desses testes ficam disponíveis em até 30 minutos, em alguns aparelhos, apenas 5 minutos. Esse tipo de análise diagnóstica facilita muito no direcionamento do tratamento dos pacientes e reduz o tempo de sofrimento dos mesmos.

O surgimento dos testes de Point of Care ressignificaram a medicina diagnóstica devido à sua praticidade, permitindo a avaliação da condição física e constatação ou não de enfermidades do paciente diretamente no local de atendimento.

Para algumas condições, como no caso de diabetes, o teste no ponto de atendimento já é capaz de direcionar o tipo de atendimento e a condução do tratamento do paciente, com isso, é possível ter o controle da condição clínica do paciente praticamente em tempo real.

No caso de doenças infecciosas, os testes de POC são os que tiveram maior crescimento na aceitação. Eles facilitam a tomada de decisão rápida para os médicos e proporcionam maior agilidade para evitar a propagação dos agentes, retardando/prevenindo possíveis surtos.

Os testes de Point of Care também mostraram eficiência nos países em desenvolvimento e nas regiões rurais mais distantes. Com eles, o tratamento de doenças como malária, HIV e tuberculose tornou-se mais acessível às pessoas que mais sofrem com seus agentes propagadores. Vale lembrar também que esses testes se mostraram úteis, ainda, na apuração de infecções sexualmente transmissíveis.

Essa nova tecnologia representa um grande avanço para a medicina clínica e diagnóstica, uma vez que, para diagnósticos de algumas doenças, como as respiratórias, por exemplo, não é mais necessário esperar os resultados de exames realizados de forma centralizada ou mesmo levar pacientes debilitados a aguardarem em filas para a realização da análise.

Os testes de POC também contribuem para evitar a exposição de pessoas à contaminação com pessoas enfermas, devido à agilidade e eficiência no diagnóstico. Da sala de atendimento do médico, o paciente já sai com o tratamento prescrito para ser iniciado o quanto antes e evitar o avanço da doença ou condição.

Confira aqui os testes de Point of Care mais comuns:

  • Monitoramento da glicose no sangue;
  • Testes de gravidez em casa;
  • Medição de hemoglobina;
  • Verificação de sangue oculto nas fezes;
  • Tempo de protrombina (TP) para pessoas que tomam varfarina anticoagulante. 

Com os avanços da medicina, as funcionalidades dos testes de Point of Care também vem se aperfeiçoando. A evolução dos equipamentos é contínua, mas, devemos destacar que suas funcionalidades não substituem a importância dos testes laboratoriais, uma vez que os exames podem e devem ser realizados de forma complementar para maior assertividade no diagnóstico de pacientes.

Confira nossa linha de equipamentos para Point of Care 

 

Fonte:

https://nowdx.com/point-of-care-testing-defined/