Além dos nutrientes e condições favoráveis para esse cultivo, outros critérios devem ser considerados. Cada microrganismo possui necessidades diferentes, por isso, os meios de cultura são adaptados para satisfazer essas necessidades, utilizando os nutrientes corretos para o cultivo do microrganismo de interesse. Além disso, também deve ser considerado fatores como o pH e a quantidade de oxigênio ou mesmo a sua ausência.

Confira a linha de meios de cultura e microbiologia da Centerlab

 

COMO SÃO CLASSIFICADOS?

Em microbiologia, os meios de cultura para o cultivo de bactérias são conhecidos como “meios artificiais” ou “meios sintéticos”, porque não ocorrem de forma natural, ou seja, eles são preparados em laboratório.

 

VARIAÇÕES DOS MEIOS DE CULTURA:

 

QUIMICAMENTE DEFINIDO

É o tipo de meio de cultura onde todos os constituintes são conhecidos. Uma vez preparado no laboratório pela adição de determinada quantidade, em gramas, de cada um dos componentes (carboidratos, aminoácidos, sais).

 

COMPLEXO

É aquele onde a exata constituição não é conhecida. Os “meios complexos” contêm extratos moídos ou digeridos de órgãos animais (corações, fígados, cérebros), peixes, leveduras, e vegetais. Fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários.

 

SÓLIDO

São meios de cultura preparados adicionando-se “Ágar” ao meio líquido e posteriormente colocados em tubos de ensaio ou placas de Petri, onde esse meio se solidifica. As bactérias crescem na superfície do meio sólido. O Ágar é um polissacarídio complexo obtido de alga marinha vermelha. Ele é utilizado como agente solidificante, muito semelhante à maneira como a gelatina é utilizada como agente solidificante na culinária. O Ágar Bacteriológico, por exemplo, é um tipo de ágar purificado onde impurezas, pigmentos e sais foram removidos ou reduzidos ao mínimo. Esse tipo de meio de cultura pode ser utilizado como agente gelificante em meio de cultura bacteriológico ou para determinar motilidade e crescimento de anaeróbios e microaerófilos.

 

LÍQUIDO

Os meios de cultura líquidos, sem agentes solidificantes, também são conhecidos como “caldos” e seu acondicionamento é feito em tubos de ensaio. Esses são utilizados na ativação das culturas, repiques de microrganismos, provas bioquímicas, dentre outros.

 

ENRIQUECIDO

Contém um grande suprimento de nutrientes que promove o crescimento de microrganismos fastidiosos. É geralmente preparado pela adição de nutrientes extras a um meio denominado “Ágar nutriente”. O Ágar-Sangue e o Ágar-Chocolate são exemplos de meios sólidos enriquecidos utilizados rotineiramente nos laboratórios de bacteriologia clínica.

 

SELETIVO

Os Meios de Cultura Seletivos contém inibidores adicionados que tornam inviável o crescimento de certos microrganismos, sem inibir o crescimento do microrganismo que está sendo pesquisado. Por exemplo, o Ágar MacConkey inibe o crescimento de bactérias Gram-Positivas, selecionando assim, as bactérias Gram-Negativas.

 

DIFERENCIAL

Esse tipo de Meio de Cultura permite a distinção dos microrganismos que crescem no referido meio. Como, por exemplo, o Ágar MacConkey é frequentemente utilizado para diferenciar vários bacilos Gram-Negativos isolados de amostras de fezes. O Ágar Manitol salgado é utilizado para caracterizar o Staphylococcus Aureus. O S. Aureus não apenas cresce nesse meio, mas também converte a cor do meio originalmente rosa em amarelo, em razão da sua capacidade de fermentar o manitol. Os vários tipos de meios (enriquecido, seletivo, diferencial) não são mutuamente exclusivos. Por exemplo, no caso do Ágar MacConkey, ele é tanto seletivo como diferencial.

 

INOCULAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA

Nos laboratórios de Microbiologia Clínica, os meios de cultura são rotineiramente inoculados com amostras clínicas (amostras que foram coletadas de pacientes com suspeita de doença infecciosa). A inoculação de um meio líquido envolve a adição de uma parte da amostra ao meio. A inoculação de um meio sólido ou meio em placa envolve a utilização de uma alça de inoculação estéril para a aplicação de uma parte da amostra à superfície do meio. Esse processo é conhecido como “semeadura em estrias”.

 

Fonte: https://kasvi.com.br/qual-a-finalidade-de-meios-de-cultura-em-microbiologia/