Os testes de tipagem sanguínea da linha Imuno-Hemato, produzidos pela empresa Wama Diagnóstica, tem como objetivo determinar o tipo sanguíneo e o fator Rh (seja ele positivo ou negativo) que um indivíduo possui. 

É um procedimento importante, necessário e muito utilizado em transfusões de sangue e em serviços de Hemoterapia, os quais são comuns em casos de cirurgias, traumatismos, hemorragias e doenças sanguíneas.

O princípio básico do teste é a aglutinação observada a olho nu através de reações de anticorpos com os antígenos presentes nas hemácias de cada indivíduo (“A”,”B” e “AB”) ou a ausência destes antígenos no caso do grupo “O”. O mesmo acontece com o fator Rh que determina a presença do antígeno D na hemácia (Rh positivo), sendo uma aglutinação observada a olho nu, ou sua ausência (Rh negativo), ocorrendo a não aglutinação.

Já o fator Rh foi descoberto em 1940 e, deste então, foram determinados mais de 40 aglutinógenos diferentes no sistema Rh, porém na prática procura-se determinar a presença ou ausência de apenas um deles, especificamente o aglutinógeno D, como determinante do fator Rh negativo ou positivo.

Os quadros de hemorragia interna ou externa sempre são preocupantes, além de muito comuns, como doenças sanguíneas e de incompatibilidade de tipo sanguíneo entre mãe e filho na gravidez, por isso, a identificação do tipo sanguíneo para o melhor atendimento é de fundamental importância.

Os testes produzidos pela Wama visam um resultado rápido e com precisão, utilizando-se de materiais aprovados nos rigorosos padrões de qualidade da empresa, proporcionando um produto que auxilia com eficiência no tratamento de diversos casos médicos. Além disso, os produtos da Wama prezam pelo preço competitivo no mercado. 

 

* Artigo original publicado por: Wama Diagnóstica

http://www.wamadiagnostica.com.br/noticias/?c=89