A alergia ao látex é uma reação do organismo a algumas proteínas encontradas no látex de borracha natural, um produto feito da seiva da seringueira (Hevea brasiliensis). Muitos itens são produzidos com a substância, o que inclui luvas, balões e preservativos.
Os sintomas de uma reação alérgica ao látex ocorrem logo após a exposição à substância ou até algumas horas depois. Vale destacar que existem dois tipos principais de reações ao látex.
O primeiro e mais comum tipo é a dermatite de contato, ou seja, quando há uma irritação na pele provocada por substâncias químicas presentes nos itens com látex. Entre os sintomas, podemos citar:
- Coceiras;
- Vermelhidão;
- Inchaços (ou caroços);
- Alterações na pele, como pequenas bolhas nas mãos.
Há ainda um tipo de alergia ao látex considerado mais raro, que pode provocar anafilaxia, ou seja, quando há reações sistêmicas, atingindo todo o organismo. Geralmente, ocorre devido a uma reação exagerada às proteínas presentes no látex, ao entrarem em contato com o organismo diretamente ou quando as partículas são aspiradas.
Na população geral, a prevalência atual de alergia a látex, com base em dados de estudos limitados, é de 4,3%, enquanto entre profissionais da área da Saúde é de 9,7% e pacientes suscetíveis (múltiplas cirurgias) é de 7,2%.
Cuidados Pré-Analíticos
Vale destacar uma anamnese bem elaborada aos pacientes que se submetem a coletas de materiais biológicos é fundamental para evitar os riscos de reações.
Em casos de pacientes com alergia ao látex opte pela utilização de materiais livres de látex, como os torniquetes VACUETTE e as luvas vinílicas.
O Diagnóstico
A Dosagem de IgE Total na triagem das alergias
A medição dos anticorpos IgE circulantes proporciona uma avaliação objetiva da sensibilização a um alérgeno. Em geral, baixos níveis de anticorpos IgE indicam uma baixa probabilidade de doença clínica, enquanto altos níveis de anticorpos a um alérgeno mostram uma boa correlação com a doença clínica.
A Labtest Diagnóstica oferece o IGE TURBIQUEST, kit de aplicação automática para determinação quantitativa da Imunoglobulina E (IgE) total em amostras de soro ou plasma.
– CALIBRA IGE Ref.: 364;
– QUALITROL FERRITINA – IGE Ref.: 377.
*Consulte os protocolos de automação.