(11) 5585-5669 

(13) 4042-0991

  (19) 2042-1052 

(11)98810-8471

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Blog

08 Jul

Especial Dia Mundial da Alergia - Como otimizar a rotina de exames imunológicos no laboratório

O Dia Mundial da Alergia é celebrado hoje, 08 de julho, e foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de trazer a público a conscientização e o alerta para essa doença que é uma mais frequentes do mundo.

 O que é alergia?

Trata-se de uma resposta do sistema imunológico quando nosso organismo é exposto à condições adversas como frio ou calor excessivo, alimentos, animais, medicamentos entre outros. Dentre alguns tipos de alergias, as mais comuns são: alergia respiratória, alimentar e medicamentosa.

 

Prevenção e diagnóstico

Geralmente a descoberta de uma alergia acontece após a primeira resposta do corpo quando em contato com algum elemento - como os que citamos anteriormente - por isso, após as primeiras reações é recomendado procurar auxílio médico para investigação do que é o agente causador da alergia.

Assim como outros tipos de doença, a atenção preventiva ao problema tem chances muito maiores de evitar o desenvolvimento do quadro alérgico para problemas crônicos, além de melhorar a qualidade de vida do paciente. Por isso, é fundamental iniciar o tratamento o quanto antes.

O tratamento em si irá depende do agente causador da reação alérgica e pode ser realizado a partir de diferentes estratégias, como o controle do ambiente, a imunoterapia (vacinas) e por medicamentos. 

 

Sintomas de reações alérgicas:

As manifestações das alergias são variadas. No caso de rinites alérgicas ou asma brônquica, é o sistema respiratório que é afetado enquanto nos casos mais graves, como de anafilaxia, o organismo é afetado por completo podendo levar à óbito.

 

Características que indicam quadros sérios de alergia:
- Lesões na pele, como placas vermelhas, inchaços que causem ardor/comichão;
- Inchaço da pele, especialmente nos lábios ou pálpebras;
- Conjuntivites/rinites;
- Irritação na boca/garganta;
- Tosse contínua, insuficiência respiratória;
- Queda repentina da pressão arterial.

 

Estatísticas

Segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia. A rinite alérgica, por exemplo, é uma das mais altas do mundo representando 25% do total de casos, seguido pela asma alérgica, que atinge cerca de 20% da população infantil e adolescente do país. Os números de casos de pacientes alérgicos seguem uma tendência de alta, por isso, a demanda por exames imunológicos têm aumentado substancialmente nos laboratórios.

 

Imunologia

Aqui na Centerlab SP temos um menu completo de testes rápidos e equipamentos para imunologia. Conheça o ADVIA Immulite XPi 2000 da Siemens Healthineers, que possui um vasto menu de imunoensaios automatizados podendo incorporar testes de especialidades e de alergia para a rotina de trabalho do seu laboratório.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/immulite2000xpi

Centerlab Central de Laboratórios Ltda. | Produtos e Equipamentos para Laboratórios

LOCALIZAÇÃO

Rua Ática, 220
     Campo Belo
     São Paulo - SP

CONTATO

 (11) 5585-5669 
(13) 4042-0991
(19) 2042-1052 
(11) 98810-8471

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.